quarta-feira, 20 de março de 2013

Verde Esmeralda a cor de 2013


Segundo a Pantone, referência na fabricação de cores para empresas de moda e design, a cor deste ano de 2013 é o "verde esmeralda". “É a tonalidade mais abundante na natureza. O olho humano vê mais verde do que qualquer outra cor no espectro", explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Todos os anos a Pantone elege uma cor que vai dominar o ano seguinte baseada em estudos e pesquisas de influências em vários ramos. 


Verde - cor ligada ao crescimento, renovação, prosperidade, equilíbrio, harmonia, bem-estar. E o tom esmeralda remete à idéia de luxo e sofisticação já que é inspirada nas pedras preciosas e brilhantes.

Cor linda, forte, vibrante, mas que precisa de muita personalidade para ser usada na arquitetura e decoração. Sendo indicada para pintar paredes e aplicar em acessórios e detalhes.


Seguem algumas imagens de ambientes, peças de decoração e utensílios domésticos inspirados na cor do ano - o Verde Esmeralda.
  










terça-feira, 12 de março de 2013

Aniversário 1 ano do Escritório Nádia Teixeira Arquitetura

Hoje é um dia muito especial. Estou comemorando 1 ano vida do  Escritório Nádia Teixeira Arquitetura.

Depois de 8 anos de conclusão do curso em Arquitetura e Urbanismo pela UFPI, muitas experiências, muitos projetos, trabalhos em algumas empresas e 2 anos como sócia no Escritório Arquitetas me senti com autonomia para montar meu escritório próprio, o Nádia Teixeira Arquitetura que foi inalgurado no dia 12 de março de 2012.

Um ano se passou e as conquistas foram enormes.

Agradeço a confiança de todos os clientes, tanto os novos como os que já vem me acompanhando em todo o meu processo desde 2004 quando começei esta jornada. Fiz o máximo para exercer meu trabalho com muito profissionalismo e amor.


Aqui estão algumas fotos de projetos produzidos no escritório, sendo alguns em parceria com a Arq. Renata Rocha:
















 O escritório Nádia Teixeira Arquitetura estará sempre a disposição de todos que queiram transformar seus espaços em sonhos. 



Muito obrigada a todos os que sempre vêem o blog e aos clientes e parceiros do escritório Nádia Teixeira Arquitetura. Não podedendo deixar de falar da família que está sempre ao meu lado confiando e me dando todo o apoio que preciso.





segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

12,5 m² de muita criatividade em um apartamento


Você já pensou em morar em um apartamento de apenas 12,5 m²? Tenho certeza que não! A primeira ideia a passar nas nossas cabecinhas é "Isso é simplesmente impossível"! Mas não é bem assim!! E quem mostrou isso foi o arquiteto Ernesto Bartolini, em parceria com designers do estúdio Ab Rogers, em Londres, na Inglaterra.

Espaço muito bem aproveitado
 Trata-se do complexo-dormitório Scape. O local tem 600 suítes, cada uma com área de 12,5m²! Individualmente há nichos e móveis multifuncionais, além de um banheiro e uma minicozinha. Os designers contam que cada suíte foi gerada industrialmente e, depois de pronta, levada para o local definitivo. Para desenvolver o projeto, a ideia inicial foi baseada no total aproveitamento de espaço que se observa em trens, navios, submarinos e os demais transportes que levam passageiros por longas viagens.

Área interna dos apartamentos
Área interna dos apartamentos
Área interna dos apartamentos
Para a área social do Scape, os designers tiveram como inspiração os museus e galerias, buscando criar ambientes flexíveis, possíveis de modificações. Nesta área, há ainda restaurantes que contribuem para a decoração do ambiente.

Área social
Decoração de restaurantes do local
Decoração de um dos restaurantes do local
Decoração de um dos restaurantes do local
Área social
Área social 
O complexo está em funcionamento desde setembro de 2012 e já é considerado um projeto inovador. Apesar do pouquíssimo "tempo de vida", já há planos de modificações no local. É que será implantada uma academia super moderna, com equipamentos de última geração.

Fachada do complexo "Scape"
Janelas laterais
Agora é esperar pra ver, né?!


Créditos das fotos: Revista Casa Vogue

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Móveis de papelão


Por Alyne Costa

Oi gente!!  Primeiro, preciso enfatizar o quanto estou feliz por fazer parte deste projeto maravilhoso da Nádia Teixeira! Como dito anteriormente, o nosso objetivo é trazer para o blog as matérias que interessem ao leitor, deixando mais informado e atualizado das novidades da arquitetura! Então vamos ao que interessa?

A sustentabilidade é algo que está em discussão há algum tempo, seja na construção civil, na arquitetura ou em qualquer outra área. Pensando nisso, você já pensou na ideia de ter os seus móveis feitos de papelão? Tenho certeza que você já colocou a durabilidade, a qualidade e a beleza deste em questão, né? Mas, ao contrário do que se pensa, o papelão é um material extremamente resistente. E com ele é possível construir os mais diversos móveis. Ficou curioso? Olha aí!

Os primeiros móveis de papelão foram iniciativa de Eric Guiomar e os Cartonnistes
Eric Guimar e os Cartonnistes:  Estantes de parede

Móveis de David Bold Chair, Jeff Beene


Móveis de escritório

Móveis da sala de 100T Inteligente

Móvel para a sala

Objeto de decoração

Mesa feita de papelão

Escrivaninha

No Brasil já existem lojas especializadas na fabricação destes tipos de móveis. Uma das vantagens deste tipo de peças é a facilidade da montagem, que não precisa de parafusos ou colas. Além disso, o material é resistente ao calor produzido por fios ou eletrônicos. Além disso, o preço também pode ser mais acessível. 

A ideia está sendo super aceita por aqui. Já está pensando em adquirir o seu móvel feito de papelão? Boa iniciativa! E se ficar na dúvida, já sabe, estamos aqui para atendê-lo!

Espero que tenham gostado da nossa primeira matéria! Até a próxima!

Novidades no blog!

E o blog Nádia Teixeira arquitetura tá vindo cheio de novidades para vocës! Nós estamos trabalhando para deixar o blog cada vez mais completo, com informações de interesse de todos, curiosidades do mundo da arquitetura e da engenharia. Nosso objetivo é deixá-lo do jeitinho que vocës merecem!

Mas nós vamos apresentar as novidades devagar, por vez! A primeira delas é a entrada de uma nova colaboradora, a Alyne Costa. Ela é estudante de Engenharia Civil e vai tentar mostrar fatos, obras e curiosidades da área da construção civil. Na verdade, Alyne já faz parte da construção deste blog junto comigo, Nádia. Então nós vamos dar ainda mais gás por esse nosso meio de comunicação, com estas duas áreas que são totalmente complementares!



Temos certeza que vocës irão gostar da novidade! Mas não acaba por aí, viu?! Aguardem que logo, logo vem mais por aí!! E também estamos preparando alguns projetos muito bacanas pra apresentar aos nossos leitores! 

Aguardem!!! Vai valer muito!!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Você sabe escolher o tipo certo de revestimento?

Todos os dias eu vejo a dificuldade dos meus clientes em escolher qual revestimento é mais adequado em cada situação. Essa é uma dúvida que consome e deixa os clientes muito confusos e indecisos. Então, pensando no melhor para nossos leitores, vamos tentar elucidar algumas dúvidas e mostrar as tendências de pisos e revestimentos.

O porcelanato está com tudo e pode ser usado em todas as situações, só é preciso saber qual tipo de acabamento para cada situação (polido, rústico, rústico-polido, antiderrapante e esmaltado). 

Porcelanato Polido
Porcelanato Rústico

Porcelanato rústico-polido
Porcelanato Esmaltado
Porcelanato antiderrapante

Como visto nas imagens, o porcelanato pode ser usado como piso em área externa, interna, garagem, áreas molhadas.... e assim vai. Pode ser usado também como revestimento de parede.  Além disso,  bancadas de banheiro ou de cozinha podem ser feitas a partir do porcelanato, sabia? É, fica lindo e é uma forma de dar uma nova cara a esses locais! 

Bancada de porcelanato na cozinha

Banheiro com detalhe em porcelanato

Há uma tendência muito forte em usar revestimentos decorativos nas paredes internas e externas. Podem ser usados para este fim: ladrilho hidráulico; revestimentos de parede decorados; porcelanatos com textura imitando madeira, pedras, ou em auto-relevo; revestimentos cimentícios em auto-relevo; ou até uma pintura com cores vivas ou em tons de cinza.

Piso em ladrilho

Parede em ladrilho

Revestimento cimentício

Textura imitando pedras

Porcelanato com textura de pedra

Porcelanato com textura cerâmica

Para a escolha do piso adequado para cada ambiente é necessário saber qual o uso e tráfego ao qual será destinado. Para isso, usa-se como indicativo o PEI (Resistência a Abrasão), que é a medida para resistência ao desgaste causada pelo tráfego de pessoas, contato com abrasivos e movimento de objetos.

A classificação é a seguinte: 

PEI 0: paredes
PEI I: pouco trânsito (paredes e pisos de banheiros internos)
PEI II: trânsito moderado (pisos de banheiros, quartos internos e paredes)
PEI III: trânsito médio (pisos de áreas sem portas externas)
PEI IV: alto trânsito (piso residencial em geral e lojas internas)
PEI V: trânsito intenso (piso de ambientes comerciais e pequenas indústrias)

Com esses dados pode-se definir o tipo de piso adequado para determinado ambiente. Com a contratação de um profissional Arquiteto ou Engenheiro, a indicação dos tipos de revestimentos será mais adequada e garantirá o sucesso, a segurança e, claro, a beleza da obra!

Espero que tenha esclarecido e tirado algumas de suas dúvidas!! Se ainda tiver, pode deixar um comentário que a gente tenta responder, tá?!

Até o próximo post!