sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Você sabe escolher o tipo certo de revestimento?

Todos os dias eu vejo a dificuldade dos meus clientes em escolher qual revestimento é mais adequado em cada situação. Essa é uma dúvida que consome e deixa os clientes muito confusos e indecisos. Então, pensando no melhor para nossos leitores, vamos tentar elucidar algumas dúvidas e mostrar as tendências de pisos e revestimentos.

O porcelanato está com tudo e pode ser usado em todas as situações, só é preciso saber qual tipo de acabamento para cada situação (polido, rústico, rústico-polido, antiderrapante e esmaltado). 

Porcelanato Polido
Porcelanato Rústico

Porcelanato rústico-polido
Porcelanato Esmaltado
Porcelanato antiderrapante

Como visto nas imagens, o porcelanato pode ser usado como piso em área externa, interna, garagem, áreas molhadas.... e assim vai. Pode ser usado também como revestimento de parede.  Além disso,  bancadas de banheiro ou de cozinha podem ser feitas a partir do porcelanato, sabia? É, fica lindo e é uma forma de dar uma nova cara a esses locais! 

Bancada de porcelanato na cozinha

Banheiro com detalhe em porcelanato

Há uma tendência muito forte em usar revestimentos decorativos nas paredes internas e externas. Podem ser usados para este fim: ladrilho hidráulico; revestimentos de parede decorados; porcelanatos com textura imitando madeira, pedras, ou em auto-relevo; revestimentos cimentícios em auto-relevo; ou até uma pintura com cores vivas ou em tons de cinza.

Piso em ladrilho

Parede em ladrilho

Revestimento cimentício

Textura imitando pedras

Porcelanato com textura de pedra

Porcelanato com textura cerâmica

Para a escolha do piso adequado para cada ambiente é necessário saber qual o uso e tráfego ao qual será destinado. Para isso, usa-se como indicativo o PEI (Resistência a Abrasão), que é a medida para resistência ao desgaste causada pelo tráfego de pessoas, contato com abrasivos e movimento de objetos.

A classificação é a seguinte: 

PEI 0: paredes
PEI I: pouco trânsito (paredes e pisos de banheiros internos)
PEI II: trânsito moderado (pisos de banheiros, quartos internos e paredes)
PEI III: trânsito médio (pisos de áreas sem portas externas)
PEI IV: alto trânsito (piso residencial em geral e lojas internas)
PEI V: trânsito intenso (piso de ambientes comerciais e pequenas indústrias)

Com esses dados pode-se definir o tipo de piso adequado para determinado ambiente. Com a contratação de um profissional Arquiteto ou Engenheiro, a indicação dos tipos de revestimentos será mais adequada e garantirá o sucesso, a segurança e, claro, a beleza da obra!

Espero que tenha esclarecido e tirado algumas de suas dúvidas!! Se ainda tiver, pode deixar um comentário que a gente tenta responder, tá?!

Até o próximo post!

2 comentários:

  1. ola.. boa tarde...
    gostaria de saber o nome dessa textura que imita piso (11ª foto)!!??
    Muito obrigado..
    Cleomar Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cleomar,
      Desculpe pela demora na resposta.
      É que andei com o blog parado por bastante tempo.
      Mas se ainda interessar a resposta sobre o revestimento, seria:
      - Hoje no mercado existem porcelanatos com todos os tipos de acabamentos, e pedra seria um deles ou também existem papéis de parede com esta aparência e até mesmo em alto relevo.
      Caso ainda tenha interesse sobre o assunto posso especificar alguns tipos para você.

      Obrigada

      Excluir